Centro Ortopédico

Centro Ortopédico MOC - Rua Santa Terezinha, 93, Todos os Santos, Montes Claros - MG

A importância da prática de atividade física para os ossos dos idosos

A maioria das pessoas sabe que a prática regular de atividade física diminui o risco de doenças cardiovasculares e previne a obesidade. No entanto, não é muito falado sobre a sua importância na atividade para preservar ossos saudáveis.

É essencial ressaltar que os ossos, as articulações e os músculos sustentam o corpo, ajudando a ficar de pé e realizar atividades diárias. Entretanto, com o envelhecimento os ossos se tornam mais frágeis e fracos, podendo ocasionar a osteoporose, a redução rápida de massa óssea, diminuindo a absorção de cálcio e minerais.

Quem possui a patologia, apresenta risco maior de fraturas depois de pequenos traumas, como um tombo da própria altura. As fraturas causam sequelas e reduzem a mobilidade.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) até 2050, o número de pessoas com mais de 60 anos de idade será de 2 bilhões, sendo um quinto da população mundial. Os idosos brasileiros passaram dos 28 milhões em 2019, e o Ministério da Saúde calcula que esse número chegará a 43 milhões até 2031. Nesse contexto, é fundamental que comecemos a pensar na saúde desde cedo, para envelhecermos com qualidade de vida.

Os exercícios físicos são essenciais para preservar a resistência e a força dos ossos. A OMS já atestou que a prática de atividade física de intensidade leve e moderada posterga o enfraquecimento físico e mental, colaborando ainda com o controle de emoções e distúrbios, como depressão.

O exercício físico age nos ossos da mesma forma que nos músculos, isto é, os deixa mais fortes. O osso é um tecido vivo e se adequa às forças em que é sujeitado.

A prática de atividade física regular deixa o osso mais denso e resistente. Além disso, desenvolve a coordenação, sendo principalmente interessante em idosos por prevenir tombos e fraturas.

A maioria dos exercícios físicos ajudam na preservação da resistência óssea, como corrida, caminhada, musculação, dança, entre outros.

Um planejamento eficaz de exercícios para a saúde óssea deve conter, ao menos, uma dessas atividades por 30 minutos diários, no mínimo quatro vezes por semana.

O idoso deve realizar um exercício que goste, dessa forma ele mantém o prazer e continua motivado. Vale ressaltar que, antes de iniciar a prática de qualquer exercício físico, deve-se consultar o médico e seguir as orientações indicadas.

A atividade física é benéfica ao sistema esquelético, no entanto, é somente um dos pontos importantes. É necessário também olhar os fatores genéticos e familiares e, claro, manter hábitos saudáveis.

Você também pode gostar de ler:

Agende uma avaliação

Atendimento especializado para atletas amadores e profissionais.

Nossa Estrutura